quarta-feira, 14 de outubro de 2015

KENDO

www.umbc.edu


 Hoje vamos falar de um esporte conhecido como kendo, tradicional do Japão é arte marcial de técnicas de manejo e luta de espadas, muito utilizada pelos samurais. A palavra kendo significa “caminho da espada”, um estilo de vida que busca desenvolver corpo e espírito por meio do treinamento com a espada. Suas bases são sustentadas por três pilares filosóficos: Shintoísmo, Budismo e Confucionismo.


Surgiu durante o século 10 (Era Heian) do Japão, quando as espadas apresentavam caracteristicas como Sori e Shinogi, sendo a principal arma usada nos campos de batalha. Essas espadas significavam o espírito samurai. Durante os séculos 15 e 16, muitas escolas de Kenjutsu se estabeleceram. No século 18 (Era Tokugawa), o Kendo-gu foi desenvolvido. No inicio do século 20 (Era Taisho), o treinamento conhecido como Kenjutsu foi renomeado Kendo.


www.japaoemfoco.com
Um dos grandes nomes dessa arte marcial no Japão foi Mochida Moriji, dedicou mais de 50 anos de sua vida ao Kendo foi o último a receber o 10º Dan por suas habilidades técnicas e pessoais.


www.kir.com.br
No Brasil o kendo foi trazido junto com os primeiros imigrantes japoneses a mais de 100 anos atrás. Atualmente o maior nome dessa arte marcial no Brasil é o Sensei Jorge Kishikawa, 7º Dan Kyoshi de Kendo  pelo Japão, foi o primeiro mestre a alcançar esta graduação no pais, foi penta campeão brasileiro, além de conquistar vários títulos mundiais.

www.japaoemfoco.com
O luatador de Kendo utiliza uma espada de bambu, chamada de shinai e são protegidos por uma armadura e equipamentos de proteção o bogu. O objetivo é atingir o adversário com a shinai os três alvos: cabeça, braço e lateral do tórax.

O respeito ao adversário, ao mestre e ao local onde se pratica o esporte é muito valorizado.
A filosofia do kendo e de disciplinar o caráter humano através da aplicação dos princípios da katana.

Os princípios são:

www.niten.org.br
Moldar a mente e o corpo, cultivar um espírito vigoroso, treinamento rígido e correto, lutar pela melhoria da arte marcial, cortesia e honra ao próximo, sinceridade com o próximo, auto aprimoramento, amar seu país e povo, promover paz e prosperidade aos povos. 



Fontes:
www.rrkendo.com.br
www.japaoemfoco.com
www.bunkyokendo.com.br
www.cbkendo.com.br
www.niten.org.br
www.infoescola.com

Postado por: Lucas Hiroshi

Nenhum comentário:

Postar um comentário