quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Vamos conhecer mais a fundo sobre essa modalidade?


www.cbj.com.br
Hoje vamos falar de um esporte muito conhecido no Brasil e no Mundo, que vem ganhando cada dia mais adeptos. No Brasil existe cerca de 2,2 milhões de praticantes, já no Mundo são cerca de 20 milhões, o esporte de hoje é o JUDÔ.
O judô foi criado pelo mestre Jigoro Kano nos anos de 1882, é um estilo adaptado da antiga arte marcial utilizada por samurais do Japão o JuJutsu, a arte de saber atacar e defender sem nenhuma arma, utilizando somente o corpo.
www.cbj.com.br
A palavra judô significa “caminho suave”, no ano de 1882 já formado em filosofia na Universidade Imperial de Tóquio, Jigoro Kano fundou o Instituto Kodokan que significa “um lugar para estudar o caminho”.
Jigoro demorou anos para estudar e aperfeiçoar os métodos de autodefesa para integrar os aspectos físicos, mente e espírito do homem.
A parte física procura estabelecer um corpo forte e saudável, aumentando a força física, resistência, coordenação, agilidade e equilíbrio.
 A parte da mente procura estabelecer através do treinamento a perseverança, tolerância, cooperação, generosidade, respeito, coragem, compostura e cortesia, formando o verdadeiro caráter moral do ser humano.
A parte de espírito procura colocar em pratica as técnicas obtidas durante o treinamento, ou seja, colocar o autocontrole e autoconfiança em prova para proteger o próprio corpo.
Jigoro desenvolveu uma filosofia constituída por quatro princípios: o IPPON SHOBU (luta pelo ponto perfeito), JU (suavidade), SEIRYOKU ZEN YO (máxima eficiência com mínimo esforço) e JITA KYOEI (bem estar e benefícios mútuos). Também desenvolveu um código moral constituído por oito itens: cortesia (para ser educado com os outros), coragem (para enfrentar as dificuldades com bravura), honestidade (para ser verdadeiro em seus pensamentos e ações), honra (para fazer o que e certo de acordo com seus princípios), modéstia (para não agir e pensar de maneira egoísta), respeito ( para conviver harmoniosamente com os outros), autocontrole (para estar controle de suas emoções) e amizade (para ser companheiro e amigo).
O judô entrou nas olimpíadas no ano de 1964 nas Olimpíadas de Tóquio.


Durante a imigração japonesa por volta dos anos de 1920 a 1930 alguns imigrantes conseguiram organizar a arte marcial no Brasil, anos depois criaram a Ju Kendo Renmei para coordenar a pratica esportiva no Brasil. A Confederação Brasileira de Judô foi fundada em 18 de março de 1969.

Regras:

  • - As lutas são realizadas em uma área de 10m² com uma área de segurança de 4m² ao redor.


Categorias masculino:



Ligeiro

até 60kg
Meio leve

até 66kg
Leve

até 73kg
Meio médio

até 81kg
Médio

até 90kg
Meio pesado

até 10okg
Pesado

acima de 100kg

Categorias feminina:



Ligeiro

até 48kg
Meio leve

até 52kg
Leve

até 57kg
Meio médio

até 63kg
Médio

até 70kg
Meio pesado

até 78kg
Pesado

acima de 78kg


  • - Não são permitidos socos ou chutes.
  • - Durante a competição os judocas utilizam quimonos branco e azul para se diferenciar.
  • - A luta tem duração máxima de cinco minutos.
  • - É necessário três juízes: um central e dois laterais.
  • - Empate é desempatado no golden score.
  • - Existem três tipos de pontos:IPPON( considerado o golpe perfeito, consiste em derrubar o adversário de costa ou imobiliza-lo por 20 segundos. WAZA ARI (quando a queda do adversário não e totalmente de costas, também ocorre quando a imobilização dura de 15 a 19 segundos, um ippon equivale a dois waza Ari. YUKO (quando o adversário cai de lado ou a imobilização dura de 10 a 14 segundos.
  • - No judô existe cerca de 12 faixas: branca, cinza, azul claro, azul escuro, amarela, laranja, verde, rosa, marrom, preta, coral e vermelha.
Fonte:
www.cbj.br
www.fpj.com.br
www.mundoestranhorevistaabril.com.br
www.brasil2016.gov.br


Postado por: Lucas Hiroshi


Nenhum comentário:

Postar um comentário