sábado, 26 de setembro de 2015

Saiba quando surgiu a modalidade do Patins Inline

blog.edirpedro.com.br
Um pouco de história


  No Brasil, o Aggressive Inline (roller inline ou patins inline) surgiu em 1993. Os pioneiros de sucesso no esporte foram Fabíola da Silva, Fabiano Kenji, entre outros. Nessa época, começaram a ser realizadas muitas competições amistosas, em nível amador. A oficialização da Patinação como modalidade esportiva deu-se em 1999.

  Diz a história que o patins inline foi inventado na década de 80 nos Estados Unidos, por dois irmãos que jogavam hóquei no gelo e que, patenteando o equipamento, ficaram milionários, fundando a empresa RollerBlade.

O aggressive inline deu seu primeiro grande passo com a produção de um filme de longa duração: Dare to Air, um filme feito para os caras que estavam iniciando neste esporte. Dare to Air foi feito com um orçamento baixo, uma produção praticamente caseira, que conseguiu passar a idéia de como seria o esporte, mostrando todas as habilidades de manobras com graus de dificuldade bem elevados para a época.

  A partir daí o esporte nunca nunca mais parou de crescer.

O ano de 1996 marcou época para o Inline. Campeonatos como: ASA, Niss, Extreme Games, Imyta e muitos outros passaram a ser realizados por toda a parte. Um grande destaque deve ser dado aos australianos, que captaram a essência do Inline e obtiveram um enorme desenvolvimento em muito pouco tempo.

 Algum tempo se passou até que alguns atletas do Rio de Janeiro criaram um página chamado "CPI-MAG", que hoje é o principal canal de contato com os patinadores de street do Brasil. Além da CPI (sul sudeste), há a Bizine que atua no Brasil, principalmente no Norte e Nordeste, dirigida também por atletas que organizam o intercâmbio do esporte no Brasil.
www.globoesporte.globo.com

  Ao mesmo tempo, surgia também uma loja que vendia patins de street de qualidade média, a preços acessíveis, a Traxart.

  Hoje são mais de 2.000 atletas (estimativa, já que não existe atualmente uma federação ou associação) espalhados pelo Brasil, divididos nas categorias Profissional, Amador, Iniciante e feminino, participantes de 20 campeonatos por ano, com premiação, patrocinadores, e atletas patrocinados.


Depoimento do patinador Maurício Nascimento na categoria Inline

Eu conheci a modalidade do patins quando eu tinha entre  16 pra 17 anos de idade, até então eu só jogava bola com os meus amigos na rua como um passa tempo, em um certo final de semana marcamos entre família para ir em um parque onde eu obtive meu primeiro contato com o patins, eu só pensava em poder adquirir um o mais rápido possível. Após alguns meses, finalmente esse dia chegou, ganhei de presente meu primeiro patins, e dali em diante não abandonei mais este esporte que me traz paz, auto estima e tranquilidade, que me faz se sentir livre de tudo e de todos, onde a felicidade se faz muito mais presente diante daquele momento em que coloco o patins em meus pés, fazendo com que ele vire parte de você.

Fontes:
http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br
http://blog.edirpedro.com.br

Postado por: Maurício Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário