sexta-feira, 18 de setembro de 2015

O futebol no mundo

O surgimento do futebol no mundo e a sua origem


O futebol é um dos esportes mais populares no mundo. Praticado em centenas de países, este esporte desperta tanto interesse em função de sua forma de disputa atraente.

www.suapesquisa.com
Origem do futebol
Embora não se tenha muita certeza sobre os primórdios do futebol, historiadores descobriram vestígios dos jogos de bola em várias culturas antigas. Estes jogos de bola ainda não eram o futebol, pois não havia a definição de regras como há hoje, porém demonstram o interesse do homem por este tipo de esporte desde os tempos antigos.

Origens do futebol na China Antiga
Na China Antiga, por volta de 3000 a.C, os militares chineses praticavam um jogo que na verdade era um treino militar. Após as guerras, formavam equipes para chutar a cabeça dos soldados inimigos. Com o tempo, as cabeças dos inimigos foram sendo substituídas por bolas de couro revestidas com cabelo. Formavam-se duas equipes com oito jogadores e o objetivo era passar a bola de pé em pé sem deixar cair no chão, levando-a para dentro de duas estacas fincadas no campo. Estas estacas eram ligadas por um fio de cera.

Origens do futebol no Japão Antigo.
No Japão Antigo, foi criado um esporte muito parecido com o futebol atual, porém se chamava Kemari. Praticado por integrantes da corte do imperador japonês, o kemari acontecia num campo de aproximadamente 200 metros quadrados. A bola era feita de fibras de bambu e entre as regras, o contato físico era proibido entre os 16 jogadores (8 para cada equipe). Historiadores do futebol encontraram relatos que confirmam o acontecimento de jogos entre equipes chinesas e japonesas na antiguidade.

Origens do futebol na Grécia e Roma
Os gregos criaram um jogo por volta do século I a.C que se chamava Episkiros. Neste jogo, soldados gregos dividiam-se em duas equipes de nove jogadores cada e jogavam num terreno de formato retangular. Na cidade grega de Esparta, os jogadores, também militares, usavam uma bola feita de bexiga de boi cheia de areia ou terra. O campo onde se realizavam as partidas, em Esparta, eram bem grandes, pois as equipes eram formadas por quinze jogadores.Quando os romanos dominaram a Grécia, entraram em contato com a cultura grega e acabaram assimilando o Episkiros, porém o jogo tomou uma conotação muito mais violenta.


História do Futebol no Brasil.
www.suapesquisa.com

Nascido no bairro paulistano do Brás, Charles Miller viajou para Inglaterra aos nove anos de idade para estudar. Lá tomou contato com o futebol e, ao retornar ao Brasil em 1894, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um conjunto de regras. Podemos considerar Charles Miller como sendo o precursor do futebol no Brasil.
O primeiro jogo de futebol no Brasil foi realizados em 15 de abril de 1895 entre funcionários de empresas inglesas que atuavam em São Paulo. Os funcionários também eram de origem inglesa. Este jogo foi entre FUNCIONÁRIOS DA COMPANHIA DE GÁS X CIA. FERROVIÁRIA SÃO PAULO RAILWAY.

O primeiro time a se formar no Brasil foi o SÃO PAULO ATHLETIC, fundado em 13 de maio de 1888.

No início, o futebol era praticado apenas por pessoas da elite, sendo vedada a participação de negros em times de futebol.

E foi assim que o  futebol tornou-se tão popular graças a seu jeito simples de jogar. Basta uma bola, equipes de jogadores e as traves, para que, em qualquer espaço, crianças e adultos possam se divertir com o futebol. Na rua, na escola, no clube, no campinho do bairro ou até mesmo no quintal de casa, desde cedo jovens de vários cantos do mundo.

Depoimento do jogador Maurício Reis Fernandes

Eu nunca parei para escrever algo sobre meus sonhos, e como dizem sempre há uma primeira vez, 17 de Setembro de 2015 sexta-feira, o futebol fez a diferença em minha vida. Futebol é uma paixão, é um esporte que traz alegrias e emoções, uma paixão inescapável que eu adquiri, um esporte de garra e amor.
Quantas vezes não sonhei em ser um craque no futebol, quantas vezes não treinava em baixo do sol de uns 30 graus com o objetivo de chegar onde não cheguei, pois bem, nada é como a gente quer, sempre busquei crescimento no futebol mas não foi o necessário o suficiente para chegar onde queria, o máximo que consegui chegar foi em uma final no campeonato regional da região de Itapevi - SP. Lembro-me que naquele campeonato tinha traçado uma meta desde o começo, ser campeão. Fui dando um passo de cada vez, com ajuda e esforços do time chegamos na final, faltou pouco pra alcançar meu objetivo, saímos perdendo de 1 a 0 e conseguimos chegar ao empate, mas por uma enorme falha geral do time tomamos um gol por volta dos 37/40 do segundo tempo, e isso fez com que minha meta não se concluísse naquele último jogo. O futebol é um esporte muito querido por mim e por milhares de pessoas espalhadas pelo mundo, e independente de derrotas e vitórias, tenho esta modalidade presente em minha vida, onde sou feliz em praticar e que me faz se sentir bem.



Fontes:
www.suapesquisa.com

Postado por: Maurício Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário